Mensagem - quaresma: o que é e sua precisão

15:34


Agora definitivamente o ano começou, não é mesmo?! Não exatamente meu povo, ele começa deste o primeiro dia do ano.

Devemos parar com essa de que as coisas só começa após a semana de carnaval. Podemos até achar que nós paramos mas o que anda sempre correndo é o tempo. Tempo de você tomar decisões, das coisas acontecerem, de Deus está sempre te livrando dos maus caminhos que tomamos quando não pedimos direção. O tempo não para, nada para a não ser no seu "mundinho".

E nesse pensamento temos um motivo muito bom para você começar a se mexer. O tempo de quaresma. Mas como assim?! Esse tempo de reflexão e oração nos faz ter posições que a partir dai vamos perceber por que as coisas ou você não pode parar.

O Tempo Quaresmal é, então, principalmente o tempo de preparação para a Páscoa. – Um período privilegiado que leva o cristão a penetrar fundo no sentido de sua condição de filho de Deus, destinado a uma eternidade repleta de felicidade na Casa do Pai, pois foi resgatado pelo Sangue de Cristo.

A Quaresma começa na quarta-feira de cinzas e termina no Sábado Santo ou de Aleluia, anterior ao Domingo de Páscoa: ao total são 46 dias, da quarta feira de cinzas ao sábado. Durante esses dias que precedem a Semana Santa e a Páscoa, os cristãos dedicam-se à reflexão e à conversão espiritual, e se recolhem em oração e penitência, para lembrar não só os 40 dias no deserto como também os sofrimentos que Deus feito homem suportou por cada um de nós na cruz.

Quaresma é o tempo propício e oportuno para o cristão buscar a imersão na Misericórdia divina e se tornar, de fato, discípulo de Jesus. Para lembrar que temos obrigação, enquanto cristãos, de sermos misericordiosos com o nosso próximo. Oração, penitência, jejum e esmola são meios para se alcançar os objetivos da Quaresma. Não precisamos necessariamente multiplicar as nossas orações, mas sim rezar apaixonadamente a cada dia, participar nas Missas dominicais com especial atenção e dedicação, e coroar essas práticas com a Comunhão no Corpo e Sangue do Senhor.

Viver a Quaresma é estar atento às inspirações do Espírito Santo, que vem a cada um “com gemidos inexplicáveis” (Rm 8,26).

O jejum é prescrito para a Quarta-feira de Cinzas e a Sexta-feira da Paixão, no espírito de penitência próprio da Quaresma: fome e sede do Deus Vivo. Ainda mais interessante é jejuar dos programas de TV que promovem a prostituição, o adultério e o homossexualismo. Muitos, depois, nem regressam mais às famigeradas novelas e reality shows que promovem a vulgarização da mulher, o sentimento de rivalidade entre os semelhantes, a falsidade, a mesquinharia, a egolatria. Jejum do medo, da ansiedade e do pânico característicos da falta de confiança no Ser Supremo, nosso Pai do Céu, que é maior do que tudo. Jejum da violência, seja nas palavras, nos gestos e atitudes, no cultivo da paciência e da mansidão, frutos do Amor divino.

(Referência do texto: http://www.ofielcatolico.com.br/2005/02/significado-e-importancia-da-quaresma.html )

E já sabendo de tudo isso que tal você começar a refletir sobre esse texto e levar as boas ações e os jejuns para sua vida real?! Devemos estar em constante pensamento e lutando contra nós mesmos todos os dias e nada melhor que nesse tempo quaresmal para darmos um passo decisivo e iniciar a tão vida espiritual que devemos ter.

O mundo não para. A violência, drogas, mortes, sofrimentos, nada disso para! Só você por vários motivos que só você sabe. Esse tempo de quaresma é "refletir por motivos certos para tomar as decisões certas". 

Você não precisa ser católica para iniciar um jejum ou essas ações. Tome esse tempo como atitude e comece a orar e jejuar para se fortalecer. Seja forte e comece hoje mesmo, Deus está contigo! Apenas esperando você dizer sim para Ele.

A paz de Cristo sempre na sua vida *-*

Thay aqui. Beijos e até a próxima! 

Você pode gostar também

0 comentários

~ Mensagem diária ~

❤ Sejamos gratos todos os dias e louvemos a Deus pelo Seu sublime amor! ❤

~ Fan Page ~

~ Formulário de contato ~

Nome

E-mail *

Mensagem *